Alter do Chão: Governador do Pará troca delegado do caso de brigadistas presos


Após repercussão internacional, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), determinou a troca do delegado que comandava as investigações que levaram à prisão de quatro brigadistas de uma ONG de Alter do Chão, em Santarém (PA), acusados de promoverem incêndio em uma área de proteção ambiental. Destino turístico, o distrito de Alter do Chão é alvo de intensa especulação imobiliária.

“Determinei que houvesse a mudança do presidente do inquérito, e a partir de agora estará presidindo as investigações o delegado Waldir Freire, que é o diretor da polícia especializada em meio ambiente”, afirmou o governador, em mensagem gravada em vídeo.

Veja o vídeo do governador Helder Barbalho:

Até então, o responsável pelo inquérito era o delegado José Humberto Melo Júnior. Após a prisão, ele afirmou que estava “muito bem configurada” a participação dos brigadistas em incêndios que atingiram a área de proteção ambiental de Alter do Chão, em setembro.

LEIA TAMBÉM:

Economia

Intercept: Bolsonaro mente sobre “Dia do Fogo” na Amazônia

Uma investigação do Ministério Público Federal (MPF) sobre as queimadas, entretanto, mostrou que os brigadistas não eram suspeitos. A apuração realizada em Santarém aponta como possíveis responsáveis o assédio de grileiros, a ocupação desordenada da região e a especulação imobiliária.