Trump indica novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou para o posto de novo embaixador no Brasil o diplomata de carreira Todd Chapman, que até meses atrás comandava a embaixada americana no Equador e agora pode se tornar o novo elo da Casa Branca com o governo de Jair Bolsonaro. Todd segue uma linha agressiva de combate à influência da esquerda no continente latino-americano.

Em comunicado, Trump anunciou a indicação de Chapman, que ainda precisa ser confirmado pelo Senado americano antes de poder se mudar para o Brasil.

Chapman já trabalhou em Brasília como ministro-conselheiro na embaixada americana entre 2011 e 2014. Além disso, antes de entrar em 1990 na carreira diplomática, tinha trabalhado como consultor no Brasil, segundo a Casa Branca.

De janeiro de 2016 até meados deste ano, o diplomata foi embaixador no Equador, onde testemunhou e foi responsável pela aproximação entre Quito e Washington desde que o atual presidente, Lenín Moreno, assumiu o cargo, há dois anos. No entanto, Chapman deixou o país antes dos protestos que começaram na semana passada.

LEIA TAMBÉM:

OCDE: Leia a íntegra da carta em que Trump humilha Bolsonaro

Economia

O Brasil está submetido a uma picaretagem infinita, diz Ivan Valente

Em entrevista à Agência Efe em junho deste ano, em Quito, Chapman opinou que o socialismo do século XXI perdeu “força” e “credibilidade”.

“Onde foi implementado, (o socialismo) criou pobreza, autoritarismo e estagnação econômica”, afirmou Chapman.

*Com informações da Agência EFE