Piñera troca ministros para tentar conter onda de protestos no Chile

O presidente do Chile, Sebastian Piñera, substituiu oito ministros do país nesta segunda-feira (28), incluindo seus o do Interior e das Finanças, em uma reforma ministerial que visa a amenizar a maior crise política desde o retorno da democracia ao país, em 1990.

Nesta segunda-feira, Piñera demitiu o ministro do Interior, Andres Chadwick, seu primo e conselheiro de longa data, que foi criticado, na semana passada, por chamar os manifestantes de “criminosos”. Ele substituiu Chadwick, um político de direita, por Gonzalo Blumel, que até agora comandava o ministério encarregado das relações do governo com o Congresso.

Piñera também nomeou Ignacio Briones, um professor de economia, para substituir o então ministro das Finanças, Felipe Larraín.

LEIA TAMBÉM:
Bolsonaro publica vídeo chamando o STF e a ONU de hienas que o atacam; assita

#1AnodeDesgraca desbanca comemoração dos robôs bolsonaristas

Ernesto Araújo diz que “forças do mal” celebram vitória de Alberto Fernández na Argentina

Economia

Na semana passada, os protestos, que saíram do controle, já haviam levado Piñera, um bilionário de centro-direita que derrotara a oposição de esquerda nas eleições de 2017, a prometer mudanças favoráveis ​​aos trabalhadores. Ele garantiu aumentar o salário mínimo e as aposentadorias, diminuir os preços dos remédios e do transporte público, além de estabelecer um seguro de saúde adequado.

“O Chile mudou, e o governo deve mudar com ele para enfrentar esses novos desafios”, disse Piñera em um discurso televisionado do palácio presidencial de La Moneda.

O país vem enfrentando uma semana de tumultos, incêndios criminosos e protestos contra a desigualdade, que deixaram pelo menos 17 mortos. Milhares foram presos e as empresas chilenas perderam 1,4 bilhão de dólares. A popularidade de Piñera alcançou o nível mais baixo desde o início do seu mandato, enquanto os chilenos estão convocando, via mídias sociais, mais protestos nesta semana. A Organização das Nações Unidas (ONU) está enviando uma equipe para investigar alegações de violações dos direitos humanos ao país.

O Chile, maior produtor mundial de cobre, há muito se orgulha de ser uma das economias mais prósperas e estáveis da América Latina, com baixos níveis de pobreza e desemprego. Mas a desigualdade e o crescente custo de vida têm mobilizado a população.

MUDANÇA DE TOM
Uma pesquisa da Cadem (Instituto de pesquisas do país) publicada no domingo mostrou que 80% dos chilenos não consideraram as propostas de Piñera adequadas, o que foi reconhecido por Piñera em seu discurso nesta segunda-feira.

“Sabemos que essas medidas não resolvem todos os problemas, mas são um primeiro passo importante”, afirmou Piñera.

A mesma pesquisa mostrou que o apoio a Piñera caiu para apenas 14%, o mais baixo índice de aprovação de um presidente chileno desde o retorno do país à democracia, três décadas atrás.

As informações são da Reuters.