Pesquisa XP/Ipespe: 54% dos brasileiros acreditam que Lava Jato cometeu excessos

A 18ª edição da pesquisa XP Investimentos/Instituto Ipespe divulgada nesta terça-feira (15) mostra que mais da metade dos brasileiros acredita que a Lava-Jato cometeu excessos em nome de uma agenda de combate à corrupção.

Segundo o levantamento, 54% acreditam que a Lava-Jato cometeu excessos: 14% ressaltam que os resultados valeram a pena, enquanto 40% defendem que algumas decisões tomadas devem ser revistas.

A soma dos dois grupos é a mesma verificada na pesquisa de agosto, mas mostra uma continuidade na tendência de crescimento do segundo grupo, que saltou de 30% em junho para atuais 40%.

LEIA TAMBÉM:
Ação da PF na casa do presidente do PSL desmoraliza de vez Sérgio Moro

Pimenta: “Última publicação do Intercept reforça caráter criminoso da Lava Jato”

Lava Jato denunciou Lula para criar distração do áudio da JBS, apontam diálogos

Economia

Dos entrevistados, 36% dizem que a operação não extrapolou suas competências e 10% não responderam ao questionamento.

O crescimento de um movimento mais crítico à Lava-Jato coincide com uma série de notícias negativas à operação. Uma das mais importantes delas foi a divulgação pelo site The Intercept Brasil de troca de mensagens de procuradores com o ex-juiz federal Sérgio Moro — atual ministro da Justiça e Segurança Pública.

Na pesquisa XP/Ipespe, a maioria (78%) dos entrevistados disse ter tomado conhecimento da possível troca de mensagens entre Moro e os procuradores. O número, porém, é 6 pontos percentuais menor do que o pico registrado em julho.

Sobre a imagem da Lava-Jato, o levantamento mostra que, para 33%, o vazamento prejudicou a operação. É o maior patamar já registrado pela XP/Ipespe.

Ao mesmo tempo, o grupo que respondeu que o episódio alterou sua opinião para melhor caiu para 10% e o que se diz indiferente à notícia chegou a 45% — em ambos os casos, as piores marcas desde que o caso passou a ser avaliado na pesquisa, em junho.

A pesquisa também ouviu os entrevistados sobre a possível progressão de pena do ex-presidente Lula.

Segundo o levantamento, 53% dos entrevistados acreditam que Lula deveria passar para o regime semiaberto: 30% defendem que o movimento ocorra apenas se o ex-presidente assim desejar; 23% defendem que isso ocorra independentemente da vontade do petista.

Já 37% dos consultados responderam que Lula deve continuar preso em regime fechado. Outros 10% não responderam.

A pesquisa XP/Ipespe ouviu 1.000 eleitores de todas as regiões do país, por meio de entrevistas telefônicas realizadas por operadores entre os dias 9 e 11 de outubro. A margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Com informações do InfoMoney.