PDT entra com ação no STF para suspender privatização de seis estatais


O Partido Democrático Trabalhista (PDT) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda a privatização de seis estatais. Na ação, o PDT quer impedir a privatização do Serviço de Processamento de Dados (Serpro), da Casa da Moeda, da Dataprev, da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S/A (ABGF), da Empresa Gestora de Ativos (Emgea) e do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S/A (Ceitec).

De acordo com o partido, a venda das empresas não pode ser feita por meio de decretos e resoluções, “em violação ao princípio constitucional da legalidade, mas por lei específica aprovada pelo Congresso Nacional”, diz um trecho da ação.

A legenda diz que há “excepcional perigo de dano na probabilidade concreta de irreversibilidade” dos atos de privatização das empresas.

LEIA TAMBÉM:

Datafolha: 67% dos brasileiros rejeitam privatizações de estatais

Governo anuncia hoje a privatização de 17 empresas

Economia

Ford fecha em São Bernardo do Campo e futuro da fábrica segue indefinido

A sanha privatista do governo neoliberal de Bolsonaro vai na contramão do crescente repúdio popular aos governos privatizantes de empresas públicas e dos serviços públicos na América Latina. As explosões populares no Chile e Equador foram motivadas em grande medida pelas privatizações selvagens, que beneficiam grupos econômicos em detrimento dos interesses da população.