Partido português condena repressão e prisões políticas na Catalunha

Em um comunicado emitido nesta terça-feira (15), o partido português Bloco de Esquerda tomou posição acerca da sentença do Supremo Tribunal espanhol aplicada a líderes catalães envolvidos na organização do referendo de 1 de outubro de 2017 sobre a independência da Catalunha.

Para o Bloco de Esquerda, “o Estado Espanhol reprimiu violentamente” então este “ato democrático”. Quanto à condenação dos independentistas catalães a penas entre 9 e 13 anos, o partido considera que isso “representa um ataque aos princípios fundadores do Estado de Direito Democrático e aos mais elementares direitos cívicos e políticos”.

LEIA TAMBÉM:
PSOL exige investigação de censura da imagem de Marielle na EBC

Maria do Rosário e Francischini batem boca na Câmara; assista

Mídia manipula debate sobre julgamento de prisão em 2ª instância no STF

O partido repudia “a reiterada tentativa por parte do Estado Espanhol em procurar resolver um conflito eminentemente político através da repressão e da prisão”, para além de se apelar “à libertação de todos os presos políticos catalães, ao regresso dos exilados sem represálias e ao fim da repressão na Catalunha”.

Economia

O Bloco defende que “em democracia, as opiniões diferentes e o exercício da oposição pacífica não podem ser atacados judicialmente” e, por isso, reitera que “só a via do diálogo político e democrático, no estrito cumprimento do direito dos povos à sua autodeterminação, pode resolver a questão catalã”.

Nesta terça-feira aconteceu em Lisboa uma manifestação em frente ao consulado espanhol contra a repressão espanhola à autodeterminação catalã. Na cidade do Porto está marcada outra manifestação para quinta-feira (17).

Com informações do esquerda.net.