Parlamentares do PSB apresentam projeto da ‘Cultura sem Censura’

Os deputados do PSB apresentaram um projeto de lei que proíbe qualquer forma de censura em ações culturais apoiadas com recursos públicos. Segundo eles é o princípio da “Cultura sem Censura”.

O PL 5540/19 foi apresentado na semana passada junto com a homenagem à atriz Fernanda Montenegro que completou 90 anos no dia 16.

Desde o início do governo Bolsonaro, uma série de projetos culturais, principalmente com temática da diversidade, vêm sofrendo censura.

LEIA TAMBÉM
Fernanda Montenegro posa de bruxa contra a censura e as perseguições

Fernanda Montenegro sobre a censura: ‘Nenhum sistema vai nos calar’

Senado convida para enterro da aposentadoria; acompanhe ao vivo

Economia

Líder da oposição na Câmara e coautor do PL, o deputado federal Alessandro Molon explica que o PSB se prontificou a apresentar este projeto porque “os brasileiros estão estarrecidos assistindo às tentativas de censura dos produtores culturais do teatro, do cinema e de outros tipos de espetáculos”.

Aliel Machado (PR) criticou as notícias falsas sobre a proposta e afirmou que isso apenas atrapalha o desenvolvimento cultural do Brasil, que é referência para o mundo em produção cultural. Ele explicou que todas as questões legais sobre o tema, como classificação indicativa, por exemplo, permanecem preservadas.

Com informações do PSB.