Papa Francisco atropela Bolsonaro e diz que as queimadas na Amazônia são um problema global

O Papa Francisco atropelou o presidente Bolsonaro ao dizer que as queimadas na Amazônia são um problema global e deve ser enfrentado por todos.

Para ele, o Sínodo dos Bispos sobre a floresta Amazônica deve propor soluções “antes que seja tarde demais”. E realçou que isso será o centro do debate.

“Estamos todos mais próximos dos grandes desafios a enfrentar. Hoje, ninguém pode dizer ‘Isso não me afeta'”, completou Francisco.

LEIA TAMBÉM
Supremo pode validar mensagens da #VazaJato nos processos judiciais

Bolsonaro surta ‘ao vivo’ com prefeito que criou disque denúncia de abuso de autoridade; assista

Lula pode ganhar o Prêmio Jabuti 2019

Economia

Durante uma apresentação do Sínodo à imprensa nesta quinta, o cardeal d. Cláudio Hummes foi na mesma linha. E citou por várias vezes o documento Laudato Si do papa, que destaca a necessidade de cuidar da Casa Comum.

Moema Miranda, antropóloga e assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), também destaca que a questão ambiental, além da religiosa, deve dominar os debates.

“Francisco vai unir a leitura de fé da Igreja, com a sabedoria dos povos ancestrais e os avanços científicos. O papa diz que não devemos ser apenas amigos dos indígenas, mas devemos nos deixar evangelizar por eles. Isso é menos progressista do que defender a ordenação de mulheres? Acho que não.”

Via Estadão com agências.