“O show de Lula”

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará na quarta-feira (23) o julgamento das ADCs (ações declaratórias de constitucionalidade) que podem soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Blog do Esmael vai transmitir ao vivo a sessão da Corte Máxima, a partir das 9h30.

O plenário examina as ADCs 43, 44 e 54 que questionam a legalidade do art. 283 do Código de Processo Penal (CPP) –um espelho do inciso LVII, art. 5º, da Constituição Federal.

‘Ninguém será considerado culpado até trânsito em julgado de sentença penal condenatória’, diz o dispositivo, que é protegido como cláusula pétrea no § 4º, IV, art. 60 da Carta Magna.

A previsão do relator dessas três ações, ministro Marco Aurélio Mello, é que, por 7 votos a 4, o STF irá desautorizar a execução antecipada da pena. Ou seja, o Supremo deverá confirmar a constitucionalidade do art. 283 do CPP.

Lula é preso político desde 7 de abril de 2018. Ele foi condenado sem provas, graças ao conluio entre a força-tarefa Lava Jato e o ex-juiz Sérgio Moro. A #VazaJato, série de reportagens do site Intercept, não deixa margem a dúvidas sobre os crimes cometidos em nome do suposto combate à corrupção.

Economia

Dito isto, falemos sobre o “show de Lula”.

LEIA TAMBÉM
Em carta ao STF, juízes europeus defendem a anulação dos processos contra Lula

Gleisi Hoffmann: Queda de homicídios não vem de política de Bolsonaro e Moro

Ao vivo: reforma da previdência e enterro da aposentadoria

A condução coercitiva, as audiências, os julgamentos e a prisão do ex-presidente foram espetacularizados com o intuito de gerar entretenimento midiático e vender os procuradores da força-tarefa e o ex-juiz Moro como “infalíveis” super-heróis. Havia em curso uma disputa pelo poder. A Lava Jato atuou como partido político.

A pirotecnia em todos os atos da Polícia Federal lembra bastante aquele filme hollywoodiano “O Show de Truman” – com Jim Carrey – em que um homem tem a vida transformada em um reality show; sua rotina é transmitida ao vivo 24 horas por dia.

A exemplo do que ocorre num paredão do Big Brother Brasil (BBB), o ex-presidente preparou sua mala para deixar a “casa” [leia-se Polícia Federal de Curitiba] após o julgamento das ADCs. Para a velha mídia, Moro e Deltan Dallagnol irão para o “paredão” contra Lula.

Se a entrada ilegal de Luiz Inácio na cadeia foi um espetáculo de repercussão mundial, necessariamente, o show será equivalente na saída do petista.

Lula Livre!