O Brasil na encruzilhada entre o fascismo, a ditadura e a democracia

Daqui a pouco, a partir das 14h, o STF começará decidir o que será do Brasil. Se se ajoelhará ao fascismo e à ditadura; ou ainda se deixará triunfar a democracia e a Constituição.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal iniciarão o julgamento nesta quinta-feira (17) de três ADCs (ações declamatórias de constitucionalidade) sobre a execução provisória do condenado, a prisão em segunda instância.

Os fascistas são identificados como lavajatistas [Sérgio Moro] e os ditadores são os saudosistas militares [Jair Bolsonaro]. Esses dois grupos querem o desrespeito da Constituição Federal.

O ódio à democracia tem nome e sobrenome: Luiz Inácio Lula da Silva.

LEIA TAMBÉM
Lula: ‘mais importante que a 2ª instância é a minha inocência’

Bolsonaro usou áudios via Whatsapp para derrubar líder do PSL e colocar seu filho no lugar

Economia

General Villas Boas repete chantagem contra a libertação de Lula

Esses atores antidemocráticos —ditadores e fascistas— temem a volta do petista nos braços do povo. Com o apoio da velha mídia, esses monstros disseminam fake news e desinformação sobre a impossibilidade da antecipação da pena antes do trânsito em julgado.

Portanto, o que o STF tende confirmar hoje é a validade do art. 283 do Código de Processo Penal (CPP), que espelha o art. 5° dos Constituição, que proíbe a execução provisória da pena.

A possibilidade da prisão em segunda instância foi assentida pela corte máxima em 2016, mas se esse entendimento cair nesses julgamentos afetará Lula e outros 5 mil presos.

O Brasil tem a terceira maior população carcerária com 840 mil presos. Uma insanidade, uma imbecilidade.

Em tempo. O leitor poderá acompanhar a sessão do STF ao vivo, a partir das 14h, aqui no Blog do Esmael.