Ministro diz que proposta para mineração em terras indígenas sai neste mês

O ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, afirmou hoje (3) que do governo pretende apresentar neste mês um projeto de lei ou uma medida provisória para regulamentar atividades econômicas, como mineração e agricultura comercial, em terras indígenas.

“Acho que o trabalho já está bastante consolidado por todos os ministérios, e agora está em análise aqui na Casa Civil. Em algum momento em outubro acredito que vá ser apresentado”, disse o ministro a jornalistas no Palácio do Planalto.

LEIA TAMBÉM:
General Villas Bôas passa por cirurgia e está na UTI

Dias Toffoli é guiado por robôs lavajatistas

Lava Jato adota política do bateu-levou com Veja

Questionado se a proposta, a ser enviada ao Congresso Nacional, permitirá o garimpo nas terras indígenas, Bento respondeu que será “possível ter atividade econômica em terras indígenas”, como mineração e agricultura.

Economia

“Pode ser mineração, agricultura, isso tudo vai depender, inclusive, das comunidades, que a própria Constituição diz que as comunidades têm que ser ouvidas. E elas serão ouvidas”, declarou.

A liberação da mineração em terras indígenas, como o garimpo, é discutida há meses pelo governo por determinação do presidente Jair Bolsonaro, defensor da ideia. Em julho ele anunciou a sua intenção de regulamentar o garimpo no país, plano que inclui a liberação da atividade em terras indígenas.

Com informações do G1.