Lula completa 74 anos hoje como preso político em Curitiba

Romarias vindas de todo país chegam neste domingo (27), em Curitiba, para comemorar os 74 anos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele está preso inconstitucionalmente há 568 dias na Superintendência da Polícia Federal do Paraná.

Daqui a pouco, a partir das 10h, na Vigília Lula Livre, no bairro Santa Cândida, na capital paranaense, milhares de peregrinos e amantes do Estado Democrático de Direito se reúnem em mais um ato plural e suprapartidário pela liberdade imediata do ex-presidente. O Blog do Esmael vai transmitir ao vivo para o Brasil e o mundo.

A manifestação desta manhã ocorre a 10 dias do julgamento no STF das ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs) e da iminente soltura do ex-presidente Lula.

O placar pode chegar a 7 votos favoráveis à legalidade e da Constituição, portanto, pela impossibilidade da prisão após a condenação em 2ª instância.

Quatro ministros do Supremo seriam pela execução antecipada da pena, tal qual a situação atual que autoriza a prisão política do petista -sem o trânsito em julgado.

Artistas, políticos, sindicalistas, personalidades do mundo científico, jovens, velhos, mulheres, brancos, índios e negros; brasileiros e estrangeiros; enfim, defensores de direitos humanos e de garantias fundamentais darão hoje felicitações in loco ao mais ilustre preso político do planeta.

Economia

“Lula meu amigo. Você não está ficando velho. Você está entrando em uma idade nova. Felicidades”, desejou o cantor e compositor Martinho da Vila, em vídeo publicado nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM
Lava Jato com Moro e Teori seguraram executivos na prisão para garantir delação

Congresso ‘Lula Livre’ elege Márcio Kieller presidente da CUT-PR

#Lula74anosDeLuta: Deputada portuguesa Isabel Moreira parabeniza Lula e pede justiça