Frente contra o autoritarismo de Bolsonaro é lançada em Santa Catarina


Os partidos de esquerda PT, PDT, PSOL, PCdoB e PCB realizaram nesta sexta-feira (4), em Florianópolis, o debate “Unidade contra o autoritarismo e os desafios de 2020”. O evento, realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), lançou a frente para combater o governo autoritário e ultraliberal de Bolsonaro. Além de discutir uma plataforma comum para as eleições municipais de 2020.

Para tanto, os partidos e organizações se comprometeram a realizar uma série de seminários programáticos a serem realizados em Florianópolis, com o objetivo de construir um programa para a cidade. Presente no lançamento da iniciativa, a presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, enalteceu a unidade de esquerda em defesa do Brasil e contra as ameaças à democracia.

“Não há democracia efetiva se a população não tiver seus direitos garantidos. Como a gente vai falar em democracia se o povo está sendo ameaçado pelas políticas do governo? É inegável que o melhor momento democrático que tivemos foi durante os governos do PT, época em que dar comida para quem passava fome era política de governo”, declarou a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

LEIA TAMBÉM:

Em carta, Lula agradece título de cidadão honorário de Paris

Frente em Defesa da Soberania será lançada em Porto Alegre na segunda

Economia

A presidenta do PT também sugeriu durante a sua fala o caminho para conter tamanho desalento: “É muito importante a gente estar unido. E é importante também que a gente não sofra muito. Quem está errado é a direita. A esquerda está resistindo. São eles que precisam fazer auto-crítica, não nós”.

Paralelo à proposta de ampliar a resistência contra Jair Bolsonaro, o evento também serviu de palco para novas demonstrações de apoio à liberdade do ex-presidente Lula, bandeira defendida por todos os participantes e corroborada com entusiasmo pelo público no local.

Além de Gleisi, estiveram presentes a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o secretário geral do PCB, Edmilson Costa, e o ex-ministro do Trabalho e presidente do PDT-SC, Manoel Dias.