Evo Morales proclama vitória eleitoral no primeiro turno


O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi eleito pela quarta vez consecutiva nas eleições deste domingo (20), junto com o seu companheiro de fórmula, o atual vice-presidente Álvaro García Linera. De acordo com os resultados oficiais, Morales, candidato do Movimento Ao Socialismo (MAS), obteve a margem de 10% de diferença do segundo colocado Carlos Mesa, segundo informação da Telesur.

A oposição protesta e alega fraudes na apuração do pleito. Ainda nesta noite de segunda-feira (21) partidários de Mesa protestavam contra o resultado das eleiçôes.

Morales prometeu na campanha manter o país como líder do crescimento econômico da América Latina e referência na distribuição de renda e riqueza.

Segundo o Tribunal Supremo Eleitoral as eleições ocorreram num quadro de normalidade e foi acompanhada por 200 observadores de instituições internacionais.

LEIA TAMBÉM:

PT divulga nota em solidariedade ao povo chileno

Economia

Renan Calheiros: Brasil caminha para a convulsão do Chile

Mais de 7,3 milhões de bolivianos estavam habilitados para votar neste domingo, e renovar os cargos de presidente, vice-presidente e de deputados para o periodo (2020-2025).

O Blog ainda apura mais informações sobre o resultado eleitoral na Bolívia.

*Com informações da Telesur