‘Esperamos que o STF honre sua função como guardião da Constituição’, diz AJD

A Associação Juízes para a Democracia (AJD) espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) respeite a Constituição Federal e a democracia na decisão final do julgamento das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) que contestam a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Ao autorizar o cumprimento antecipado de pena, a Suprema Corte estaria “destruindo” o princípio básico da presunção de inocência, o que traria consequências para todos os brasileiros.

O julgamento foi suspenso nesta quinta-feira (24), com quatro votos a favor e três contra a prisão antecipada. A tendência é que os ministros Celso de Mello e Gilmar Mendes votem a favor da autorização da prisão apenas após o trânsito em julgado dos processos. Caso a ministra Cármen Lúcia se alinhe com os ministros favoráveis à antecipação da execução da pena, a decisão final ficaria a cargo do presidente da Corte, Dias Toffoli.

LEIA TAMBÉM:
Dias Toffoli é alvo de chantagem da mídia às vésperas da 2ª instância

PT vai processar revista Veja por capa criminosa contra Lula

IstoÉ expõe falcatruas do clã Bolsonaro

Toffoli afirmou que seu voto deverá representar o Supremo “como um todo”, sinalizando o peso político dessa decisão, que pode colocar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em liberdade, até que os recursos contra a sua condenação sejam julgados pelo próprio Supremo.

Economia

“O que esperamos é que a consciência do peso político de uma decisão como essa leve o STF a honrar a sua função de guardião da Constituição”, afirmou a presidenta da AJD, Valdete Souto Severo, aos jornalistas Marilu Cabañas e Glauco Faria, para o Jornal Brasil Atual, nesta sexta-feira (25). Ela destacou que a decisão não terá impacto apenas para Lula, ou eventuais condenados em segunda instância que já estejam cumprindo pena, mas valerá para todos os brasileiros.

A antecipação do cumprimento de pena, se estabelecida como regra, representaria uma mudança de parâmetro, segundo Valdete, “justamente esse paradigma que diz a prisão só pode ocorrer depois de dar àquela pessoa acusada todas as garantias possíveis para que prove, afinal de contas, que foi inocente”. “Evidentemente, o sistema não é infalível. O que não se pode é inverter as regras do jogo para determinar que, a partir de então, todas as pessoas, antes de terem esgotadas as possibilidades de provarem a sua inocência, já sejam segregadas. Isso significa inverter completamente a lógica da presunção de inocência.”

De acordo com Valdete, o Supremo está decidindo uma questão extremamente simples, já que o artigo 283 do Código do Processo Penal (CPP) – objeto das ADCs –, ao definir que ninguém será preso antes do trânsito em julgado de sentença condenatória, a não ser nos casos de prisão preventiva e temporária em função da situação específica do réu, está em consonância com o artigo 5º da Constituição Federal, que diz que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da decisão.

A presidenta da AJD elogiou os votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber proferidos ontem, que destacaram o compromisso do STF em resguardar os princípios expressos na Constituição, em vez de querer reescrevê-lo de acordo com as conveniências da conjuntura política. Por outro lado, criticou a postura de Luiz Fux, que utilizou julgamentos de réus perigosos e uma suposta ameaça de impunidade para justificar o seu voto em favor da antecipação do cumprimento de pena. Ela lembrou que o próprio CPP prevê a aplicação da prisão preventiva para réus que cometeram crimes violentos ou que coloquem em risco a ordem pública.

Por RBA