Cuba: Campanha por Lula Livre nas ruas de Havana


Cuba reforçou nesta quarta-feira (16) a campanha internacional pela libertação do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, preso político da Lava Jato em Curitiba. Na cerimônia de abertura oficial da iniciativa, realizada na sede do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), Fernando González, presidente da entidade, leu uma convocação aos trabalhadores, estudantes e a população para engrossar a campanha de coleta de assinaturas.

Lula, em apenas oito anos de governo, fez mais por seu país do que as elites dominantes que o condenam hoje, disse ele, e rejeitou as perseguições judiciais contra líderes de esquerda na região.

Gonzales denunciou que o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, mostra total subordinação à Casa Branca e também ataca a Revolução Cubana e sua colaboração internacional em saúde. Ele também enfatizou que o povo brasileiro e o mundo estão cada vez mais conscientes da necessidade de lutar pela justiça.

Neste dia de solidariedade, já iniciado em Cuba, são realizados eventos nos centros de trabalho e de estudantes para exigir a liberdade imediata de Lula da Silva e a estratégia de desacreditar líderes progressistas é condenada.

LEIA TAMBÉM:

Gleisi diz que luta por Lula Livre vai até o fim; assista

Economia

Lula à RTP: “Eu quero um julgamento justo”

URGENTE: Lula livre na quinta-feira

Da mesma forma, são assinados formulários coletivos que, uma vez concluído o processo em 28 de outubro, o ICAP entregará à delegação brasileira que participará da Reunião Anti-Imperialista de Solidariedade, pela Democracia e contra o Neoliberalismo, convocada de 1 a 3 de novembro em Havana

*As informações são Agência Prensa Latina