CPI entrega documentos a autoridades alemãs e pedem punição a Vale e a Tüv Süd

A convite do governo alemão, o relator da CPI de Brumadinho na Câmara dos Deputados, Rogério Correia (PT-MG), e o presidente do colegiado, Júlio Delgado (PSB-MG), estiveram hoje (21) em Berlim para entregar documentos e dados técnicos para auxiliar na apuração e punição dos responsáveis pela tragédia em Brumadinho, ocorrida no início deste ano. A empresa de consultoria alemã Tüv Süd é uma das que, juntamente com a Vale, são suspeitas pelo crime em Brumadinho. Até agora foram identificadas 251 vítimas fatais do rompimento da barragem. Outras 19 pessoas continuam desaparecidas.

A Tüv Süd poderá ser responsabilizada por ter liberado atestados de segurança e estabilidade para funcionamento da barragem da Vale.

LEIA TAMBÉM:
PT divulga nota em solidariedade ao povo chileno

Ricardo Salles nada faz e ainda cobra do Greenpeace a limpeza das praias do Nordeste

Greenpeace rebate Salles e mostra o que está fazendo para minimizar o desastre do Nordeste

Rogério Correia e Júlio Delgado reuniram-se com a deputada Yasmin Fahimi, do Partido Social Democrata da Alemanha. Segundo Rogério, ela se comprometeu a acompanhar todo o trâmite do processo no Judiciário alemão. “Inclusive ela e seus colegas acompanharão também a auditoria interna que vem sendo feita na matriz da Tüv Süd, também em relação a sua subsidiária brasileira”, disse o deputado do PT mineiro.

Economia

A missão oficial dos dois parlamentares também vem recebendo apoio de vários integrantes da sociedade civil alemã, de advogados, ativistas do meio ambiente, bem como cobertura na mídia do país. Os representantes da CPI também foram recebidos pelo embaixador brasileiro na Alemanha, Roberto Jaguaribe.

“Essa tragédia, que foi criminosa, não ficará impune”, afirmou o deputado Rogério Correia, que está já em processo de finalização do relatório final da CPI.

As informações são do PT na Câmara.