Comitê Lula Livre é lançado na China neste domingo


O coletivo Esquerda Brasileira na China, composto por quase 90 pessoas espalhadas pelo país, lançou oficialmente neste domingo, dia 6 de outubro, o Comitê Lula Livre na China. Na carta de intenções divulgada o grupo explica que “o objetivo é envolver o maior número de chineses no debate para que se crie a consciência na China sobre o processo politico que levou a prisão a maior liderança de esquerda do Brasil, responsável pela redução de enormes desigualdades e da ampliação das relações bilaterais com a China”, apontam.

Para Mariana Yante, membro do Comitê em Shangai, a iniciativa é resultado do encontro dessas pessoas que começaram a se agrupar desde o processo eleitoral de 2018,e de algumas que se propuseram a estar mais de perto envolvidas com isso, mas o desafio de mobilização e visibilidade na China é provavelmente muito similar ao encontrado no Brasil e em quaisquer outras partes do mundo.

“Uma parte significativa da comunidade brasileira aqui está ora alijada completamente da política (como cidadania), ora aliada a uma agenda econômica pragmática e de curto prazo, que ainda não sentiu os efeitos da atual política externa do Brasil”, afirma Yante.

LEIA TAMBÉM:

Esquerda vence em Portugal e ‘governo da Geringonça’ deve continuar

Em carta, Lula agradece título de cidadão honorário de Paris

Economia

Lula a canal russo: ‘Eu gostaria de fazer uma delação contra Moro e Dallagnol na ONU’

O grupo que compõe a organização, assim como as pessoas que se identificam com o projeto e a campanha Lula Livre na China, é bastante heterogêneo. “Existem indivíduos envolvidos com a academia, com os movimentos sociais ou que, independentemente de sua atuação, reivindicam a causa Lula Livre como parte das conquistas democráticas e cidadãs cujo retrocesso não querem ver”, confirma Mariana.

De acordo com o coletivo, o desafio é promover o debate sobre o que representa Lula simbolicamente no contexto de cooperação Sul-Sul e, como líder e indivíduo, epicentro das liberdades que o país conquistou, e trazer à tona empatia e engajamento pela causa.

*Com informações do Comitê Lula Livre