Bolsonaro abandona entrevista após pergunta sobre crítica de Celso de Mello

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) abandonou nesta terça-feira (29) uma entrevista à imprensa brasileira ao ser questionado sobre a crítica do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, a um vídeo postado em suas redes sociais que criticava a Corte, partidos políticos, imprensa, entre outras instituições.

Ao sair do hotel onde está hospedado em Riade, capital da Arábia Saudita, para compromisso com membros da realeza saudita, Bolsonaro comentou sobre as expectativas da visita oficial. Quando perguntado por um repórter sobre a crítica de Celso de Mello ao vídeo que foi publicado em seu perfil no Twitter, ele interrompeu a entrevista e se retirou do local.

LEIA TAMBÉM:
Bolsonaro jura que foi pego de surpresa com vídeo do leão contra hienas

Joice Hasselmann ‘cutuca’ Bolsonaro sobre vídeo das hienas

Bolsonaro é assombrado pelo espectro de Adélio Bispo, diz Intercept

No vídeo, Bolsonaro é um leão e seus “adversários” são hienas. Entre as hienas estão o STF, PT, PCdoB, PSOL, PDT, PSDB, PSL, OAB, CUT, MST, MBL, insentões, feministas, Globo, Folha, Estadão, ONU, Greenpeace. Após várias críticas, o vídeo foi apagado da conta do presidente.

Economia

Em nota, o ministro Celso de Mello classificou o comportamento como uma “absoluta falta de ‘gravitas’ e de apropriada estatura presidencial”.

“Torna-se evidente que o atrevimento presidencial parece não encontrar limites na compostura que um Chefe de Estado deve demonstrar no exercício de suas altas funções, pois o vídeo que equipara, ofensivamente, o Supremo Tribunal Federal a uma ‘hiena’ culmina, de modo absurdo e grosseiro, por falsamente identificar a Suprema Corte como um de seus opositores”, afirmou.

“Esse comportamento revelado no vídeo em questão, além de caracterizar absoluta falta de ‘gravitas’ e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes e, o que é mais grave, de quem teme um Poder Judiciário independente e consciente de que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República”, disse.

“É imperioso que o Senhor Presidente da República —que não é um ‘monarca presidencial’, como se o nosso país absurdamente fosse uma selva na qual o Leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados— saiba que, em uma sociedade civilizada e de perfil democrático, jamais haverá cidadãos livres sem um Poder Judiciário independente, como o é a Magistratura do Brasil”, completou.

No meio político, a postagem do vídeo é atribuída ao filho do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), que já admitiu publicamente que escreve os tuítes do pai.

Com informações do Uol.