Após governo acusar Venezuela, aparece barris da Shell no litoral do NE


Após o governo de Jair Bolsonaro (PSL) acusar sem evidências a Venezuela pela responsabilidade das manchas de óleo que apareceram no litoral do Nordeste, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que o Ibama cobrará esclarecimentos da Shell sobre o conteúdo de barris encontrados em Sergipe.

Análises feitas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) verificaram que o material encontrado no interior dos barris é idêntico ao das manchas de óleo que atingiram mais de 100 praias nordestinas nas últimas semanas.

Salles disse que a Shell deve ser notificada na próxima segunda-feira (14), recebendo 24 horas para prestar esclarecimentos depois de receber o aviso.

Em nota, segundo o portal G1, a Shell afirmou que o conteúdo original dos tambores localizados na praia da Formosa, em Sergipe, não tem relação com o óleo cru encontrado em diferentes praias da costa do Brasil.

LEIA TAMBÉM:

PDVSA desmente governo brasileiro sobre vazamento de petróleo

Economia

Bolsonaro diz ter “quase certeza” que óleo em praias do Nordeste é criminoso

Lula ainda rejeita o semiaberto

De acordo com a petroleira, são tambores de lubrificante para embarcações produzido fora do país.

O ministro, que também endossou as afirmações levianas de Bolsonaro, afirmou que o objetivo da intimação é obter mais informações na tentativa de descobrir qual navio teria sido o responsável pelo despejo do material no mar.