TRF-4 nega pedido de Lula para incluir mensagens em processo do sítio de Atibaia

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou nesta quarta-feira (25) o pedido dos advogados do ex-presidente Lula para incluir mensagens obtidas pela Operação Spoofing no processo do sítio de Atibaia. Os três desembargadores que compõem o colegiado rejeitaram o pedido por unanimidade.

No recurso, os advogados requeriam que todos os diálogos apreendidos na “Operação Spoofing” que se relacionassem direta ou indiretamente com Lula fossem anexados aos autos para uso como prova compartilhada. A referida operação investiga as invasões de contas do aplicativo Telegram de autoridades brasileiras e agentes públicos que atuam na Operação Lava Jato.

LEIA TAMBÉM:
Ato ‘Lava Toga’ fracassa em Brasília e termina em confronto com a PM

Moro sofre nova derrota na Câmara: Excludente de ilicitude é retirado do pacote anticrime

Bolsonaro ataca índios porque tem compromisso com o sistema financeiro, diz bispo

Segundo o relator do processo, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, o material em questão foi obtido por meio de interceptação de mensagens trocadas em ambiente privado por autoridades públicas sem a devida autorização judicial, o que torna o material imprestável como prova.

Economia

O magistrado ressaltou que mesmo que fosse desconsiderado o contexto criminoso em que foram capturadas as mensagens, a validação indireta ou por meio de peritos particulares não tem efeitos processuais. Para Gebran, não há como concluir pela correspondência exata entre as mensagens constantes do inquérito policial e aquelas divulgadas por veículos de imprensa, existindo materiais de origens diversas, não podendo a validação de um diálogo ampliar-se para outros.

No início do mês de setembro, o mesmo pedido já havia sido negado em decisão individual de Gebran, mas a defesa recorreu ao colegiado.

Com informações do TRF-4.