Petroleiros denunciam que Bolsonaro acelera desmonte da Petrobras

No mês passado, O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que estudos seriam feitos para analisar a possibilidade da venda da estatal.

Depois da entrega de alguns ativos como a BR Distribuidora e a decisão pela venda das refinarias, a direção da empresa acelera o desmonte da estatal com o fechamento de várias unidades no país.

Em nota, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) denuncia que estão sendo feitas demissões e transferências em massa dos funcionários terceirizados e próprios da empresa.

“As transferências e demissões vêm ocorrendo desde a gestão de Pedro Parente, quando foi iniciado o processo de desmonte da Petrobrás. Com a intensificação da privatização, o atual presidente da Petrobras, Castello Branco, já revelou que seu sonho é vender toda a empresa. Várias unidades estão sendo fechadas”, acusou a entidade.

Trata-se, na avaliação da FUP, de uma política agressiva e de confronto com a categoria. E o pior: em plena negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Economia

“A atual gestão da Petrobrás segue demonstrando que não tem qualquer compromisso e respeito com sua força de trabalho. Enquanto falam em boa fé negocial, em meio ao processo de negociação do Acordo Coletivo, a empresa anuncia a transferência de trabalhadores e fechamento de unidades. Isso tudo sem qualquer negociação com o Sindicato”, avalia o diretor do Sindipetro (MG), Felipe Pinheiro.

LEIA TAMBÉM
Deputados preparam relatório para ONU sobre violação de direitos no Brasil

‘Véio da Havan’ foi esculhambado na final da Copa do Brasil

Nigeriano diz que foi enganado para aparecer em vídeo com Bolsonaro

Ao comentar a desocupação do edifício administrativo da empresa em Salvador, o líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Daniel Almeida (BA), defendeu o esforço político em defesa da empresa.

“Agora mais do que nunca, precisamos nos unir em defesa da Petrobras, pois sabemos da sua importância não só para o desenvolvimento da indústria como para a fomentação das atividades econômicas da Bahia. Não podemos aceitar essas ações!”, protestou.

Segue o balanço feito pela FUP:

Na Bahia, a Petrobras comunicou a demissão de cerca de 2 mil terceirizados e a transferência de 1.500 trabalhadores próprios, em função da desativação do seu edifício sede em Salvador (Torre Pituba).

O mesmo acontecerá no Rio Grande do Norte, com o fechamento da sede da empresa em Natal. Lá também, os gestores já comunicaram a demissão de cerca de 6.500 trabalhadores terceirizados e a transferência de outros 1.740 trabalhadores próprios.

No Edisp, edifício sede da estatal em São Paulo que já foi desativado, os trabalhadores foram transferidos e os contratos com terceirizados, encerrados.

Em Macaé, no Norte Fluminense, os trabalhadores do Edifício Novo Cavaleiros (Edinc) foram comunicados em julho que a unidade será desativada até 2020. O Sindipetro-NF ficou sabendo do fato pela imprensa.

Na ultima semana, foi a vez dos trabalhadores do setor de Suprimentos de Bens e Serviços (SBS) de Minas Gerais, lotados na Refinaria Gabriel Passos (Regap) receberem a notícia que serão transferidos para outros estados.

Os petroleiros foram informados durante uma apresentação feita pela gestão da Regap, que sequer comunicou o fato ao Sindipetro-MG. A princípio, os trabalhadores devem ser realocados em unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

As informações são do Portal Vermelho e FUP.