New York Times: ‘Impeachment de Trump é a única opção’


O jornal New York Times em editorial defendeu o processo de impeachment aberto na Câmara dos Deputados contra o presidente Donald Trump. “Trump degradou as instituições da governança americana e agora é a hora de elas, numa reprimenda histórica, demonstrarem a majestade da democracia representativa”, afirma o jornal em editorial publicado na sexta-feira (27). O conselho editorial NYT assina o artigo.

“Por quase três anos, pessoas de espírito público […] imaginaram em que ponto os freios e contrapesos da governança americana teriam que ser restabelecidos pelo freio mais radical de todos. Esse ponto foi alcançado agora”, registra o texto.

O jornal acusa ainda Trump de usar o poder presidencial para ganho próprio, às custas do interesse público. “É a quintessência de um crime punível com impeachment”, diz o NYT.

O editorial lembra que o jornal já apontou o presidente como inapto para o cargo: “Nos opomos ao sr. Trump não apenas por suas transgressões pessoais, sua divisão e sua desonestidade, mas também por causa do cerne de muitas de suas políticas, para o ambiente, a imigração, os impostos, o comércio e outras questões”.

LEIA TAMBÉM:

Bolsonaro deu azar a Trump, que enfrenta processo de impeachment nos EUA

Economia

Processo de impeachment de Trump é aberto pela Câmara de Deputados

Na terça-feira (24), a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, abriu o procedimento de inquérito na Comissão Judiciária da Câmara dos Deputados sobre Donald Trump, a primeira fase de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano.

Em um telefonema em julho, o republicano teria pressionado o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, para que este investigasse o filho de um de seus principais adversários, Joe Biden. É por este caso que ele deverá ser investigado.

Biden atualmente lidera a disputa democrata pela vaga de candidato a presidente em 2020, provavelmente para enfrentar o próprio Trump, caso ele escape do impeachment.