Greve parcial dos trabalhadores no transporte coletivo de SP nesta sexta

Trabalhadores nos transporte coletivo de São Paulo realizam nesta sexta-feira (6) uma greve por emprego e contra corte de linhas e da redução da frota de ônibus, anunciados pela gestão Bruno Covas (PSDB).

Conforme a secretaria municipal, o sistema de transporte público coletivo da capital paulista opera com 70% da frota de veículos para a faixa horária. Os trabalhadores do setor cumprem a determinação judicial expedida na noite de quinta-feira (5).

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de São Paulo marcou protesto em frente à prefeitura nesta manhã. Os motoristas estão orientados para levar os veículos para a região e, às 6h já haviam ônibus estacionados no Viaduto do Chá e em corredores de ônibus da região central.

Segundo o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas), a gestão Bruno Covas retirou 450 ônibus de circulação e até o final do ano o número deve aumentar para mil. Em nota divulgada também nesta quinta (5), o Sindmotoristas afirma que “amanhã, os veículos não sairão das garagens”.

LEIA TAMBÉM:

Investigação contra Hélio Negão é o motivo da irritação de Bolsonaro com a PF

Economia

Efeito Bolsonaro: Gigante mundial da moda boicota couro do Brasil

Os motoristas afirmam que fizeram “inúmeras tentativas” de diálogo com o prefeito Bruno Covas (PSDB), mas não obtiveram sucesso. Já o prefeito alega que “não atua diretamente” com os motoristas. “A nossa atuação é em cima das empresas concessionárias para que a população não saia prejudicada.”

Covas também determinou, em junho, a extinção da função de cobrador. A justificativa é que o custo de manutenção da função não compensa o número de tarifas pagas em dinheiro – cerca de 5% do total de passagens. “Várias cidades já modernizaram com a questão do fim do cobrador”, alega o prefeito.