Esposa de Ernesto Araújo pega carona em avião da FAB para passar férias em Paris

A mulher do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pegou carona em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para passar férias em Paris, na França. A informação foi divulgada nesta terça-feira (3) pelo jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a reportagem, o voo da carona foi agendado pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) para o deslocamento do ministro a um encontro da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) na capital francesa, de 20 a 25 de maio deste ano.

LEIA TAMBÉM:
STF pode julgar liberdade para Lula a qualquer momento

Prefeitos querem o dinheiro retido por Deltan no ‘fundo’ da Lava Jato

Anthony Garotinho e Rosinha Matheus são presos no Rio

A esposa do chanceler, Maria Eduarda de Seixas Corrêa, que também é diplomata, foi e voltou com a aeronave oficial, ficou em Paris como turista, sem pagar passagem e compartilhando o quarto com o marido.

Economia

A reportagem destaca que o casal se hospedou no Hotel Bedford, localizado no centro histórico de Paris, a menos de três quilômetros da avenida mais famosa da cidade, a Champs-Élysées.

Tradicional, o hotel é conhecido por ter abrigado o imperador brasileiro Pedro 2º e o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos. As diárias variam de 160 euros (R$ 734) a 490 euros (R$ 2.250) mais taxas, que mudam de acordo com o número de ocupantes.

O Itamaraty confirmou que a mulher do ministro foi para a França de férias, tendo se hospedado com o marido, mas disse que os custos de alimentação foram bancados por ela.

O decreto 4.244/2002, que dispõe sobre os voos da FAB, permite o uso da frota “somente” para o transporte de vice-presidente, ministros do Estado, chefes dos três Poderes e das Forças Armadas, salvo nos casos em que há autorização especial do ministro da Defesa.