Em audiência no Senado, Ricardo Galvão alerta para grilagem, desmatamento criminoso e invasão de terras indígenas

O ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), professor Ricardo Galvão, defendeu o trabalho da instituição e alertou para o aumento do desmatamento criminoso na Amazônia, o maior causador das queimadas, que a seu ver podem levar a uma situação irreversível na região.

De acordo com o cientista, que foi ouvido nesta terça-feira (24) em audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado, é preciso impedir o desmatamento primeiro, antes de combater as queimadas. Isto porque o corte das árvores mais baixas da floresta começa no final da estação chuvosa. Abrindo terreno para as queimadas da estação seca.

“O Inpe já alertou o governo há dois meses de que esse ano o pico de queimadas, que geralmente é em setembro, ocorreria antes. Eles tomam terras assim, tiram madeira para fazer o que nós chamamos de corte raso. Porque uma das principais razões [do desmatamento] é a grilagem. Cerca de 25% a 30% de desmatamento na Amazônia tem áreas não destinadas. Então eles entram, desmatam, vendem a madeira e vendem a terra para outro”, explicou.

LEIA TAMBÉM:
Momento fofo: Os fascistas também amam

Bolsonaro deu azar a Trump, que enfrenta processo de impeachment nos EUA

As mentiras de Bolsonaro em seu discurso na ONU

Economia

Professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Galvão ressaltou que a Floresta Amazônica é a responsável por todo o regime de chuva do Brasil, garantindo chuvas até a Argentina. Dados do Inpe apontam que de janeiro a agosto desse ano a área desmatada foi o quase o dobro do mesmo período do ano passado.

“A previsão de estudos de cientistas de grande nível, ambientalistas, é de que se nós desmatarmos de 25% a 40% da Amazônia total, não só da brasileira, a tendência para que a área se torne uma savana é irreversível. A área reflorestada na Amazônia não passa de 15%, o resto é pastagem”, afirmou.

Mineração ilegal
Sobre a mineração ilegal em terras indígenas, o professor lembrou que, ainda no primeiro semestre, todos os dados foram fornecidos ao governo pelo Inpe por meio de imagens de satélite e diversos alertas.
“Mostrando unidades de conservação, terra indígena, com aumento absurdo de invasões pelo discurso permissivo da Presidência da República. Eles sabiam. Talvez não gostaram de ter essa informação. Em maio, não foi só o alerta como também as coordenadas do local e tudo, mas sem ação nenhuma [do governo]”, afirmou.

Ricardo Galvão também criticou a invasão de terras indígenas para extração do nióbio.
“O Brasil produz cerca de 90% do nióbio mundial. Nós dominamos o mercado. Não produzimos mais porque a Rússia e a África do Sul também produzem. Para que produzir mais? Para baixar o preço? Tem um controle de mercado. Para que entrar em terra indígena para produzir nióbio?”, questionou.

Demissão do Inpe
Professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, Ricardo Galvão defendeu o Inpe e os programas de monitoramento das florestas, que alcançaram prestígio internacional, com divulgação em respeitadas revistas científicas e premiações importantes para os seus servidores. Esse reconhecimento, porém, não veio autoridades brasileiras.

Ricardo Galvão também destacou o trabalho realizado em laboratório para desenvolver e integrar os satélites brasileiros, sublinhando a colaboração entre Brasil e os demais países nesse campo.

“O ministro [Ricardo Salles, do Meio Ambiente] falou que nós somos contrários a correção dos nossos dados. Isso é outro absurdo. O Inpe compara os seus dados com a Universidade de Maryland, a Nasa, a Agência Espacial Europeia e com os chineses também. O sistema Prodes do Inpe tem 95% de margem de acerto. É um dos maiores do mundo. Porque nós agregamos a detecção automática usando inteligência artificial, com a experiência de 35 anos de vários especialistas que o Inpe tem: físicos, engenheiros ambientais e agrícolas”, declarou.

Foi também pela valorização desses servidores que o professor disse ter contradito o presidente da República, Jair Bolsonaro, que, ao afirmar que os dados do Inpe sobre o desmatamento eram “mentirosos”, na prática teria colocado em dúvida a honestidade dos cientistas. Em agosto, o embate resultou na demissão de Ricardo Galvão, que classificou o caso como um “ataque infantil” por parte do governo.

“Por que eu reagi de forma contundente? O ministro Salles diz que eu não podia ter atacado o presidente. Ora, nós somos todos funcionários públicos. E o primeiro funcionário público é o presidente da República. E nós somos regidos por um Código de Ética que diz: é vedado ao servidor público prejudicar deliberadamente a respeitabilidade de outros servidores ou cidadãos. No meio científico dizer que um cientista mentiu sobre os dados pode acabar com a vida dele”, declarou.

Solidariedade
Vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, o senador Jaques Wagner (PT-BA), que requereu a audiência pública, prestou solidariedade ao cientista em nome do colegiado e do Senado.

“Eu queria colocar a estrutura da comissão à sua disposição para fazer a briga grande em defesa da ciência e tecnologia. E o Inpe, sem dúvida nenhuma, é uma referência para nós. São tempos complicados e eu acho que a verdade científica nos ajuda muito a continuar trabalhando”, disse.

Já o presidente da CMA, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), pediu desculpas ao cientista pela atitude de Bolsonaro e lamentou as políticas ambientais do governo, que a seu ver busca a criminalização das ONGs de defesa do meio ambiente.

“O governo tem um comportamento que me envergonha como cidadão. Contra fatos não há argumentos. A postura do governo federal através dos Ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura e de Minas e Energia, é um desastre. Eu fico envergonhado enquanto brasileiro quando eu vejo ele [Jair Bolsonaro] hoje na ONU totalmente negacionista diante dos fatos que saltam aos olhos”, afirmou Contarato.

As informações são da Agência Senado.