Deputado do PT quer cota para idosos nas universidades públicas

Deputado Arilson Chiorato (PT-PR) propõe reserva de 20% das vagas para idosos entrarem nas universidades.
O deputado Arilson Chiorato (PT) apresentou um projeto de lei, na Assembleia Legislativa do Paraná, criando cota para idosos ingressarem nas universidades públicas.

De acordo com o texto do PL 700/2019, intitulado Universidade do Idoso, 20% das vagas remanescentes — aquelas não preenchidas no vestibular — seriam destinadas às pessoas da terceira idade interessadas em cursar o Ensino Superior nas universidades públicas do Paraná.

“Estamos buscando, baseados no Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/2003), reservar nas nossas universidades estaduais até 20% das vagas remanescentes, aquelas não preenchidas após o processo seletivo, para os idosos e idosas que tem o sonho de ingressar na universidade”, afirma Arilson, recém-eleito presidente estadual do PT do Paraná.

Chiorato afirma ainda que é de muita importância pensar em políticas públicas no sentido de proteger o idoso.

LEIA TAMBÉM
“Moro e Dallagnol são chefes de quadrilha”, diz Lula

CCJ da Câmara aprova condução coercitiva de intimados por CPI

Economia

Inter x Athletico disputam final da Copa do Brasil; saiba onde assistir ao vivo

“Temos projeções de que a população de terceira idade ainda venha a aumentar consideravelmente ao longo dos próximos anos. É imprescindível pensarmos em políticas públicas que deixem o Paraná preparado para atender as novas demandas que virão deste público”, salienta.

O deputado petista também lembra que seu projeto não cria nenhum gasto adicional ao governo nem às instituições de ensino.

“Nossa proposta visa preencher as vagas já existentes e, também, as que surgem após desistência ainda no início do curso. É importante ressaltar que estamos propondo que no máximo até 20% destas vagas sejam reservadas para a melhor idade”, finaliza.

Que o bom exemplo de Arilson Chiorato seja copiado nas demais assembleias legislativas do país e no Congresso Nacional.