Demétrio Magnoli quer Lula livre

Em artigo publicado neste sábado (21) em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo, o sociólogo antipetista Demétrio Magnoli pede Lula Livre.

Mantendo as críticas que sempre fez a Lula e ao PT, Magnoli fala no texto em cartas marcadas e aponta um conluio para condenar o ex-presidente petista.

LEIA TAMBÉM:
PGR se manifesta contra recurso de Lula sobre atuação de procuradores da Lava Jato

#SomosTodosLula no topo do Twitter

Encontro Nacional da Campanha Lula Livre neste sábado em São Paulo

“O STF examinará, logo mais, as condenações impostas a Lula. Hoje sabemos, graças à Vaza Jato, que os processos tinham cartas marcadas. O conluio entre Estado-julgador e Estado-acusador violou as leis que regulam o funcionamento do sistema de Justiça. A corte suprema tem o dever de preservar o Estado de Direito, declarando a nulidade dos julgamentos e colocando o ex-presidente em liberdade, escreve o sociólogo antipetista.

Economia

“No Estado de Direito democrático, juízes independentes ignoram o “clamor popular”, escrevendo sentenças embasadas na lei e informadas por um processo delimitado por formalidades que protegem os direitos do réu”, prossegue.

Magnoli também chama Sérgio Moro e Dentan Dallagnol de Batman e Robin e afirma que eles são comparsas nas ilegalidades cometidas contra Lula.

“Sergio Moro agiu como juiz de instrução italiano, uma espécie de coordenador dos procuradores —mas no Brasil, onde inexiste essa figura, não na Itália, onde um juiz diferente profere a sentença. Batman e Robin. Moro e Dallagnol, comparsas, esculpiram juntos cada passo do processo, nos tabuleiros judicial e midiático”, sustenta.

Ao final, o sociólogo defende o Estado de Direito e um julgamento justo para Lula.

“Lula livre, não por ele ou pelo PT, mas em defesa de um precioso bem público, de todos nós, ao qual tantos brasileiros pobres precisam ter acesso: o Estado de Direito. Que o ex-presidente seja processado novamente, segundo os ritos legais, e julgado por magistrados sem partido”, clama.

Confira aqui a íntegra do artigo.