Bolsonaro assina MP que esvazia carteirinha da UNE e da Ubes

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou nesta sexta-feira (6) uma medida provisória (MP) que cria uma carteirinha estudantil digital. Chamado “ID Estudantil”, o documento valerá para alunos de qualquer modalidade de ensino básico ou superior e será emitida sem custos para os estudantes.

LEIA TAMBÉM:
Lula Livre ganha novo jingle pela anulação da condenação do ex-presidente Lula

Grito dos Excluídos protesta contra Bolsonaro neste 7 de setembro

Bolsonaro quer privatizar os dados sigilosos dos brasileiros

A carteirinha do governo Bolsonaro visa desidratar o orçamento da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), entidades estudantis historicamente ligadas à esquerda.

Durante a cerimônia de assinatura da MP, o presidente afirmou que o atual modelo de emissão das carteirinhas pelas entidades dos estudantes colabora com a defesa do socialismo.

Economia

“Essa lei de hoje, apesar de ser uma bomba, é muito bem vinda, vem do coração. E vai evitar que certas pessoas, em nossas universidades, promovam o socialismo. Socialismo esse que não deu certo em lugar nenhum do mundo, e devemos nos afastar deles”, disse.

A carteirinha da UNE, UBES e ANPG custa atualmente R$ 35. Esse serviço é a principal fonte de recursos do movimento estudantil.

Com informações do G1.