Aliados de Guaidó da Venezuela na delegação do Brasil para a ONU

O Ministério de Relações Exteriores do Brasil solicitou o credenciamento de representantes do líder da oposição golpista da Venezuela, Juan Guaidó, para integrar a delegação brasileira, liderada pelo presidente Jair Bolsonaro, que participará da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

O Itamaraty pediu que fossem incluídos o nome de Carlos Vecchio, “embaixador” de Guaidó em Washington, e da “embaixadora” de oposição ao governo de Maduro, Isadora Guevara. A informação é do jornal Folha de São Paulo.

Se o credenciamento for aprovado, qualquer declaração de Vecchio ou Guevara durante as reuniões em Nova York será atribuída ao Brasil.

O gesto do Itamaraty é inédito, inusitado, e rompe com a tradição da diplomacia brasileira, adotando uma política aberta de provocação ao estado soberano da Venezuela e ao governo constitucional de Nicolás Maduro.

LEIA TAMBÉM:

Vaza o discurso de Bolsonaro na ONU; assista

Economia

Quem passaria vergonha na ONU: O Brasil ou Bolsonaro?

Governo de Maduro anuncia fracasso da tentativa de golpe na Venezuela

Guaidó, cada vez mais isolado, tentou no mês de abril um golpe contra o governo constitucional da Venezuela.

Maduro não vai participar da Assembleia Geral da ONU deste ano. A Venezuela será representada pela vice-presidente, Delcy Rodríguez, e pelo chanceler, Jorge Arreaza.