Trump aumenta o cerco e congela bens da Venezuela

trumpO presidente dos Estados Unidos Donald Trump ordenou nesta segunda-feira (5) o congelamento de todos os bens e ativos da Venezuela nos Estados Unidos. Uma ofensiva que aperta o cerco contra Caracas, afetando ainda mais a combalidada economia do país e a população.

“Decidi que é necessário bloquear as propriedades do governo da Venezuela devido à continuação da usurpação do poder pelo regime ilegítimo de Nicolás Maduro”, disse Trump em carta à presidente da Câmara de Representantes, a democrata Nancy Pelosi.

120 países querem fim dos embargos dos EUA contra Cuba, Irã e Venezuela

A determinação afeta “todos os bens e interesses de propriedade do governo da Venezuela nos Estados Unidos”, ativos que a partir de agora “estarão bloqueados e não poderão ser transferidos, pagos, exportados, retirados ou administrados”.

A medida também proíbe transações com as autoridades venezuelanas cujos ativos estejam bloqueados. Finalmente, veta a concessão ou recepção de “qualquer contribuição ou provisão de fundos, bens ou serviços por ou para o benefício de qualquer pessoa cujas propriedades e interesses estejam bloqueados”.

The Wall Street Journal destacou que Washington não aplicava tal medida a um governo do Hemisfério Ocidental há mais de 30 anos, e que as restrições colocam a Venezuela no mesmo patamar de Coreia do Norte, Irã, Síria e Cuba.

Economia

Os Estados Unidos lideram a pressão internacional para a derrubada do governo de Maduro.

*Com informações de Agências Internacionais