Sentença contra Haddad é violação do processo legal, afirma PT

A Comissão Executiva Nacional do PT publicou uma nota de repúdio à condenação contra Fernando Haddad divulgada pela Primeira Zona Eleitoral de São Paulo nesta terça-feira (20).

A condenação é por um suposto caixa 2 na eleição de 2012. Segundo Haddad, uma acusação que nem havia sido feita no processo original.

A nota afirma que a condenação é injusta e arbitrária. “Uma violência contra o estado democrático de direito e uma grave ofensa a própria Justiça.”

LEIA TAMBÉM
Lula escreve carta à Vigília Lula Livre: “Vocês são a maior certeza que vale a pena acreditar no povo”

Lideranças políticas e personalidades argentinas exigem liberdade de Lula

Em artigo, lideranças pedem que STF repare os 500 dias de injustiça contra Lula

Economia

Confira a íntegra do texto do PT:

Nota do Partido dos Trabalhadores sobre condenação injusta de Haddad

A condenação injusta e arbitrária do companheiro Fernando Haddad, divulgada pela Primeira Zona Eleitoral de São Paulo nesta terça-feira (20), é uma violência contra o estado democrático de direito e uma grave ofensa a própria Justiça.

A decisão contraria as testemunhas e provas da inocência de Haddad, que já havia sido reconhecida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, e o condena por um delito do qual ele sequer havia sido acusado, numa afronta ao direito de defesa e ao devido processo legal.

A sentença denota odiosa perseguição política ao candidato do PT que recebeu 47 milhões de votos nas eleições presidenciais. É mais uma evidência de que o sistema judicial brasileiro vem sendo utilizado, de forma ilegal e criminosa, para satisfazer objetivos políticos, eleitorais e econômicos.

Esta sentença injusta e arbitrária insere-se nos mais recentes episódios de vazamentos ilegais e denúncias sem provas para incriminar em falsas acusações o PT e suas principais lideranças, como os ex-presidentes Lula e Dilma e, agora, o ex-ministro, ex-prefeito e ex-candidato presidencial Fernando Haddad.

Fernando Haddad conta com toda a solidariedade do Partido dos Trabalhadores. A verdade e a justiça voltarão a prevalecer no Brasil.

Brasília, 20 de agosto de 2019

Comissão Executiva Nacional do PT