Semana do Clima da América Latina e Caribe da ONU começa em Salvador

Apesar do governo Bolsonaro e do ministro do desmatamento Ricardo Salles, começou nesta segunda-feira (19) a Semana do Clima da América Latina e Caribe da ONU. Os debates são realizados em Salvador, na Bahia, e seguem até sexta-feira (23).

O responsável de Finanças Climáticas e Fomento de Capacidades da ONU, Alejandro Kilpatrick, alerta para os impactos das mudanças no clima.

“Estamos enfrentando uma emergência climática em nível mundial, de maneiras diferentes, em diferentes regiões, em diferentes países. É uma ameaça à vida como nós conhecemos”.

O evento espera receber mais de três mil pessoas, entre ministros de governo, representantes de agências multilaterais e de Organizações Não Governamentais (ONGs).

LEIA TAMBÉM
Servidores do Meio Ambiente publicam carta com críticas ao ministro Ricardo Salles

Já que Bolsonaro só atrapalha, governadores da Amazônia querem negociar diretamente com Europeus

Economia

Governo recua e anuncia participação na Semana do Clima em Salvador

Em maio, Salles decidiu cancelar a Semana do Clima no Brasil, sob a justificativa de que o país não vai mais sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-25).

Na ocasião, o chefe da Pasta disse que manter o encontro na capital baiana seria uma “oportunidade” apenas para a turma “fazer turismo em Salvador” e “comer acarajé”.

Cinco dias após o anúncio de cancelamento, o ministro voltou atrás e manteve a realização do evento no país.

A Semana do Clima é um evento preparatório para a COP-25. A Conferência seria realizada no Brasil, mas o governo Bolsonaro abriu mão da organização do evento sob o argumento de “restrições fiscais e orçamentárias”.

A COP-25 é o maior congresso da ONU sobre o tema. O encontro foi transferido para o Chile e será realizado de 2 a 13 de dezembro.

A Semana do Clima da América Latina e Caribe tem o objetivo de impulsionar a resposta da região às mudanças climáticas.

Com informações do Brasil de Fato