Previdência: Onyx promete PEC da capitalização “dentro das próximas semanas”

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou neste sábado (10) que o governo enviará “dentro das próximas semanas” à Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para instituir o sistema de capitalização na Previdência.

“O governo vai mandar essa PEC dentro das próximas semanas para a Câmara dos Deputados. Ela virá com todo detalhamento, porque ali está o grande futuro do Brasil, não apenas na questão previdenciária, mas preponderantemente como instrumento de alavanca de ampliar a poupança interna”, afirmou Onyx Lorenzoni, antes de participar da Marcha para Jesus, em Brasília, que também teve a presença do presidente Jair Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM:
Desembargador inclui depoimento de delator coagido em defesa de Lula

Reinaldo Azevedo vê ‘armação ilimitada’ no caso PT-PCC

Cidadania entra no STF contra indicação de Eduardo Bolsonaro

O ministro também afirmou que a PEC deve chegar à Câmara antes mesmo de o plenário do Senado votar a reforma da Previdência.

Economia

Bancos
Conforme alerta a CUT, a capitalização da previdência significa acabar com o atual modelo solidário e de repartição para jogar o futuro dos trabalhadores nas mãos dos bancos. Funciona como uma espécie de poupança pessoal de cada trabalhador, que tem de depositar todos os meses um percentual do seu salário em uma conta individual para conseguir se aposentar. A conta é administrada por bancos, que cobram taxas de administração e ainda podem utilizar parte do dinheiro para especular no mercado financeiro.

Com informações do G1.