OAB defende o PL que veta o abuso de autoridade

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu nesta segunda-feira (19) apoiar o projeto de lei que criminaliza o abuso de autoridade. A entidade acredita que o projeto aprovado na Câmara de Deputados representa um avanço para as garantias do direito de defesa e para a valorização dos advogados.  O projeto de lei 7596/17 ainda aguarda a sanção presidencial.

O projeto de lei 7596/17, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada e agora aguarda sanção presidencial, define os 37 crimes de abuso de autoridade que podem ser cometidos por servidores públicos e membros dos Três Poderes.

Entre eles, estão a obter provas por meios ilícitos; executar mandado de busca e apreensão de forma ostensiva para expor o investigado; impedir encontro reservado entre um preso e seu advogado; e decretar a condução coercitiva de testemunha ou investigado sem intimação prévia de comparecimento ao juízo.

Bolsonaro admite que indicação de Eduardo perdeu fôlego

Procuradores querem que Bolsonaro nomeie PGR da lista tríplice

Políticos lavajatistas, integrantes da bancada da bala, a Associação dos Magistrados Brasileiros e os procuradores da Operação Lava Jato organizaram um lobby para que Bolsonaro vete pontos essenciais do projeto.

Economia

O ministro da Justiça Sergio Moro também opera contra o PL que veta o abuso de autoridade.

*Com informações do Congresso em Foco