Ministério da Educação indica general para cuidar do Enem

O Ministério da Educação (MEC) vai nomear o general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza para a coordenação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele será o quarto indicado para o cargo pelo governo Bolsonaro, em oito meses de gestão.

O general Souza não tem experiência na área de avaliações educacionais, segundo o currículo que mantém na plataforma Lattes. Ele fez doutorado em Altos Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército brasileiro, com um trabalho intitulado “A inteligência e a guerra eletrônica no contexto da guerra da informação”. Tem também mestrado em Estratégia pelo Exército dos Estados Unidos.

O próximo titular da Diretoria de Avaliações da Educação Básica (Daeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Edicacionais Anísio Teixeira (Inep) é atualmente assessor do Exército junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) na Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico. Souza foi chefe do Centro de Defesa Cibernética, vinculado ao Ministério da Defesa, quando coordenou a área pela pasta durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil, em 2016. Comandou ainda o Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército.

Frota critica Bolsonaro e pergunta: Aonde está enterrado Queiroz

Queimadas cresceram quase 60% neste ano em todo o país, diz Inpe

A escolha do militar para a Daeb, uma das mais importantes diretorias do Inep, foi confirmada ao jornal O Globo pelo MEC. A nomeação deve sair nos próximos dias, segundo a pasta.

Economia

Uma das missões do futuro diretor do Daeb é implantar o chamado Enem digital.