MDB fala em ‘resistência’ e lança documento em defesa da democracia


O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido que mais perdeu espaço no Congresso em 2018, ensaia uma renovação no discurso e uma depuração na imagem da legenda, associada ao adesismo e ao fisiologismo.

A Fundação Ulysses Guimarães lançou documento sob o título “Resistir outra vez”, que lembra o papel da legenda na redemocratização, fala em resistência e conclui: “O desgoverno é a antessala da tirania”, registra a coluna Painel da Folha de São Paulo.

O texto deve subsidiar a escolha da nova direção nacional da legenda, dia 6 de outubro. O  documento não cita o nome do presidente Jair Bolsonaro, mas faz uma avaliação de sua vitória. Diz que, com os partidos enfraquecidos e a política arrasada, a eleição foi plebiscitária. “Não havia o centro.”

LEIA TAMBÉM:

Desmonte: CNPq ainda fará pagamento de agosto; para setembro nada

Estadão prevê “apagão” no governo de Bolsonaro e Guedes

Economia

Manuela se sente honrada de intermediar contato entre Glenn e o ‘hacker’

“De um lado, havia uma esquerda radicalizada e sem propostas. De outro, um candidato de uma nova direita alternativa que se espalha pelo mundo com uma pauta muito conservadora e pouco apreço pelas normas da democracia liberal e valores civilizatórios”, avalia a fundação.

Num mea culpa discreto, o documento diz que a corrupção abre caminho a demagogos e que a sigla não deve “temer nem esse debate nem essa luta”. Está cada vez mais consolidada a tese de que a presidência do MDB deve ser entregue ao deputado Baleia Rossi (SP), hoje líder do partido. Diversas correntes se uniram em torno dele.

O documento fornece também as bases de um discurso para o MDB nas eleições municipais de 2020.