Judeus estão “P” da vida com Bolsonaro pelo uso da bandeira de Israel

A comunidade judaica está indignada com o presidente Jair Bolsonaro, que usa símbolos e bandeira israelenses para fazer seu combate ideológico pelo viés de extrema-direita.

É claro que a maioria dos judeus deu espaço para que Bolsonaro se “folgasse” dando seu voto na eleição de 2018 e sendo permissiva com o discurso conservador, racista e homofóbico.

Entretanto, o mundo judaico começa a contabilizar mais perdas que ganho na associação com o Coiso. Alguns proeminentes judeus chegaram acreditar, até, que se tratava do “Messias”.

LEIA TAMBÉM
Festival Lula Livre em Salvador neste domingo

Governadores da Amazônia pedem reunião de emergência com Bolsonaro

FHC diz que Bolsonaro será adversário do PSDB em 2022

Economia

É neste contexto que a Universidade de Haifa, em Israel, realizará em janeiro de 2019 a conferência “Política e religião no Brasil e nas Américas: igrejas evangélicas e suas relações com o judaísmo, sionismo, Israel e as comunidades judaicas”.

O sociólogo Rafael Kruchin, coordenador executivo do Instituto Brasil Israel, um dos organizadores da conferência, explicou o fenômeno do uso de símbolos judaicos pela extrema direita.

“Hoje a gente vê na política brasileira símbolos judaicos sendo usados por grupos conservadores. É algo que já vinha ocorrendo desde os protestos pelo impeachment da Dilma (Rousseff). Até por conta disso, começam a aparecer alguns comentários antissemitas”, lamentou ao Estadão.