Câmara aprovada urgência para projeto de abuso de autoridade de Requião

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14), por 342 votos a 83, o regime de urgência para o Projeto de Lei 7596/17, do Senado, que define os crimes de abuso de autoridade cometidos por servidores públicos e membros dos três poderes da República, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de contas e das Forças Armadas, de autoria do ex-senador Roberto Requião (MDB-PR).

LEIA TAMBÉM:
Gleisi Hoffmann: Fome e Esperança na Argentina

Livraria do Rio oferece livros de direito para Moro e Dallagnol

A proposta lista 37 ações que poderão ser consideradas abuso de autoridade, quando praticadas com a finalidade específica de prejudicar alguém ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro. Entre elas, obter provas por meios ilícitos; executar mandado de busca e apreensão em imóvel, mobilizando veículos, pessoal ou armamento de forma ostensiva, para expor o investigado a vexame; impedir encontro reservado entre um preso e seu advogado; e decretar a condução coercitiva de testemunha ou investigado sem intimação prévia de comparecimento ao juízo.

Em 2017, Requião batizou o projeto de abuso de autoridade como “Lei Cancellier” –em homenagem ao reitor Luiz Carlos Cancellier, morto após ser preso pela operação “Ouvidos Moucos” da Lava Jato.

Ainda não foi definida a data para votação do projeto.

Economia

Com informações da Agência Câmara.