Acre decreta estado de emergência por causa das queimadas


O governador do Acre, Gledson Cameli (PP), publicou nesta sexta-feira (23) decreto determinando de estado de emergência “em razão do desastre classificado e codificado como incêndio florestal”. O decreto aponta atribuições especiais à secretaria estadual do Meio Ambiente, à Defesa Civil, às Polícias Civil e Militar e ao Corpo de Bombeiros.

A Polícia Militar foi orientada a atuar “de forma repressiva, segundo a legislação vigente” nos incêndios, enquanto o Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) recebeu determinação de desenvolver campanhas de sensibilização da população “quanto ao uso do fogo como crime ambiental.

Políticos alemães exigem sanções contra Brasil por devastação da Amazônia

No começo do mês, por causa das queimadas e do desmatamento, o governo do Amazonas já havia decretado estado de emergência para Manaus e municípios do sul do Estado.

O presidente Bolsonaro durante a semana atacou os governadores da região amazônica, tentando dividir o imenso desgaste político causado pela falta de iniciativa do Planalto no combate ao desmatamento e às queimadas criminosas organizadas por fazendeiros, madereiros e garimpeiros.