“Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento neste sábado, 13 de julho, da professora Dilma Jane Coimbra da Silva Rousseff”, diz um trecho da nota assinada pela presidente do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).
Confira a íntegra da nota:
Nota de pesar pelo falecimento da mãe da presidenta Dilma
Nascida em Nova Friburgo, Dilma Jane foi criada em Uberaba, Triângulo Mineiro, onde conheceu o engenheiro imigrante búlgaro Pedro Rousseff com quem se casou. Mudaram-se para Belo Horizonte e tiveram três filhos: Igor, Dilma Vana e a caçula Zana Lívia, que morreu muito jovem.
Dilma Jane ficou viúva de Pedro em 1962, quando Dilma tinha apenas 14 anos. Nos anos 1970, quando a jovem Dilma foi presa pela ditadura militar, Dilma Jane passou três anos percorrendo os cárceres da repressão para dar apoio e garantir a vida da filha e de muitos outros presos políticos.
Dilma Jane voltou a morar com a filha em 2011, em Brasília, quando Dilma foi eleita presidenta e a acompanhou durante todo o mandato. Voltou a Belo Horizonte com saúde já muito abalada e faleceu aos 95 anos de idade.
Neste momento de dor, nós do PT estamos solidários e solidárias com a companheira Dilma Rousseff e seus familiares pela grande perda que sofreram.
Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT