PSOL exige que Moro explique investigação da PF sobre Glenn Greenwald

O líder do PSOL na Câmara, Ivan Valente, protocolou um requerimento de informação ao Ministério da Justiça de Sergio Moro sobre possível pedido da Polícia Federal ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) para que investigue o jornalista Glenn Greenwald e outros que têm publicado matérias que denunciam corrupção no governo ou atos criminosos do período em que o atual ministro era o magistrado da Operação Lava Jato. Moro é obrigado a responder as questões em até 30 dias úteis.

LEIA TAMBÉM:
URGENTE: deputado do PSOL xinga Moro de “ladrão” e sessão na Câmara é encerrada

De acordo com Ivan Valente, o pedido acontece por causa da matéria publicada no site Antagonista nesta terça-feira (2) que afirma que a Polícia Federal – instituição que está sob o comando de Sérgio Moro – solicitou do COAF um “relatório das atividades financeiras de Glenn Greenwald”, jornalista e um dos fundadores do site de notícias The Intercept.

Segundo o site, o objetivo da solicitação é “verificar qualquer movimentação atípica que possa estar relacionada à invasão dos celulares de integrantes da Lava Jato”. Isso acontece exatamente no momento em que Greenwald está à frente da publicação de uma série de matérias que revelam a atuação criminosa do ministro enquanto juiz da Lava Jato.

Na justificativa do documento, o líder do PSOL na Câmara ressalta que o atual governo tem o histórico de atacar e de estimular seus apoiadores a atacarem jornalistas e veículos de comunicação que publiquem matérias não alinhadas ao posicionamento político do atual governo.

As informações são do PSOL na Câmara

Economia