Morre a atriz Ruth de Souza, aos 98 anos, no Rio

A atriz Ruth de Souza morreu neste domingo (28), aos 98 anos, no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Ela estava internada no Centro de Tratamento Intensivo desde a última segunda-feira (22) para tratar de uma pneumonia.

Em comunicado oficial, o hospital confirmou a morte da atriz no fim da manhã.

“O Hospital Copa D’Or informa, com pesar, o falecimento da paciente Ruth de Souza, às 11h20 deste domingo”, dizia o comunicado.

Em 2019, Ruth foi homenageada pela escola de samba carioca Acadêmicos de Santa Cruz durante desfile da série A do Carnaval. O último trabalho da atriz na TV foi na minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora, também neste ano. Na história recriada por Ricardo Linhares a partir do romance original de Edney Silvestre, ela viveu Madalena. Idosa e abandonada, a personagem era ‘adotada’ pelos meninos Paulo Roberto (João Gabriel D’Aleluia) e Eduardo (Xande Valois) antes de ser assassinada de forma brutal e misteriosa.

Ruth de Souza nasceu em 12 de maio de 1921, no bairro do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Filha de um lavrador e de uma lavadeira, desde criança sonhava em ser atriz. Entrou para o Teatro Experimental do Negro e fez história ao ser a primeira atriz negra a apresentar no Theatro Municipal do Rio. Foi no dia 8 de maio de 1945, em O Imperador Jones, de Eugene O’Neil.

Em 1948, ganhou uma bolsa de estudos da Fundação Rockfeller e foi estudar na Howard University, uma universidade exclusiva para negros, em Washington. Nos Estados Unidos, estudou também na escola de teatro Karamu House, em Cleveland, Ohio.

Economia

A atriz também foi uma das pioneiras da TV brasileira. Participou de programas de variedades e musicais no início das transmissões da Tupi, até adaptar para a televisão, comHaroldo Costa, a peça O Filho Pródigo, que havia encenado no Teatro Experimental do Negro. A primeira novela foi A Deusa Vencida(1965), de Ivani Ribeiro, na Excelsior.

Ruth ajudou a abrir caminho para o artista negro no Brasil. Em 1968, foi contratada pela Globo para atuar na novela Passo dos Ventos, de Janete Clair. Na emissora, fez mais de 20 novelas. Em A Cabana do Pai Tomás(1969), de Hedy Maia, foi Tia Cloé, uma das líderes do movimento que levou à abolição da escravidão nos Estados Unidos dividido pela Guerra de Secessão.

*Com informações do G1