Moro e Deltan discutiram desviar verba de vara para fazer propaganda na Globo

O procurador Deltan Dallagnol pediu ao então juiz Sérgio Moro R$ 38 mil da 13° Vara Federal de Curitiba para bancar um vídeo a favor da Lava Jato que seria veiculado na TV Globo. A conversa ocorreeu em janeiro 2016 e foi divulgada nesta segunda-feira (15) pelo jornalista Reinaldo Azevedo, da rádio BandNews FM, em parceria com o site The Intercept Brasil.

LEIA TAMBÉM:
Deputado petista pede retenção do passaporte de Dallagnol

Depois de expor sua ideia a Moro, Deltan enviou o orçamento e o roteiro do vídeo ao então juiz. A propaganda seria um ladrão de terno e grava invadindo “uma casa de família de classe média” e roubando coisas, para dar ideia de que “a corrupção atinge a sua vida de tantas formas que você nem percebe”, conforme a narração.

Um dia depois, Moro respondeu a Deltan que achava possível repassar o valor.

Ao que tudo indica, o vídeo não foi veiculado na Globo. Mas a destinação de dinheiro em poder de varas judiciais para campanhas publicitárias é ilegal.

13:32:56 Deltan – Vc acha que seria possível a destinação de valores da Vara, daqueles mais antigos, se estiverem disponíveis, para um vídeo contra a corrupção, pelas 10 medidas, que será veiculado na globo?? A produtora está cobrando apenas custos de terceiros, o que daria uns 38 mil. Se achar ruim em algum aspecto, há alternativas que estamos avaliando, como crowdfunding e cotização entre as pessoas envolvidas na campanha.

Economia

13:32:56: Deltan – Segue o roteiro e o orçamento, caso queria [buscou escrever “queira”] olhar. O roteiro sofrerá alguma alteração ainda

13:32:56: Deltan – Avalie de modo absolutamente livre e se achar que pode de qq modo arranhar a imagem da LJ de alguma forma, nem nós queremos

13:35:00: Deltan – pdf

13:35:28: Deltan – pdf

No dia seguinte, Moro responde: 10:20:56 Moro – Se for so uns 38 mil achi [quis escrever “acho”] que é possível. Deixe ver na terça e te respondo.

Confira os arquivos de PDF enviados pelo procurador para aprovação prévia do ex-juiz:



Com informações do Conjur