Metalúrgicos do ABC realizam congresso em defesa da democracia

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realiza o 9º congresso da categoria, que começa nesta quinta-feira (18) e vai até sábado (20), na sede da entidade, em São Bernardo (SP). A abertura está marcada para as 18h30. O tema central do evento é a defesa da democracia e a campanha pela liberdade imediata do ex-presidente Lula, que foi dirigente do sindicato nos anos 70 e 80.

O congresso, cuja abertura ocorreu em 9 de março do ano passado, quando o sindicato lembrava os 40 anos do 1º Congresso das Metalúrgicas do ABC, foi interrompido em abril, com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Partimos da constatação de que este 9º Congresso não acontece em tempos de normalidade. Ao contrário, passamos por um momento difícil e complexo, com sérias consequências e impactos aos trabalhadores e a toda sociedade”, reforça o secretário-geral do sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva.

Na sexta e no sábado, aproximadamente 700 delegados irão discutir temas relacionados a saúde, comunicação, formação, cultura, juventude, mulheres, igualdade racial e pessoas com deficiência, além de temas diretamente relacionados à categoria, como indústria, negociação coletiva e organização sindical. Depois dos grupos de trabalho, as propostas serão votadas em plenário.

Na plenária de encerramento, prevista para as 15h do sábado, estão confirmadas as presenças do ex-prefeito, ex-ministro e ex-presidente do sindicato Luiz Marinho, de João Pedro Stedile, da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de Guilherme Boulos, ex-candidato à Presidência pelo Psol e líder do Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), e da presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hofmann (PR).

*Com informações da Rede Brasil Atual

Economia