Liberdade de imprensa: imagina se o COAF estive subordinado a Moro…

A determinação pelo ministro da Justiça Sérgio Moro para que a Polícia Federal investigue o jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, por meio do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), choca o mundo pelo vergonhoso ataque à liberdade de imprensa.

Pedagogicamente, é bom lembrarmos que a retirada do COAF da alçada de Moro foi uma medida acertada do Congresso Nacional. Mas a PF ainda continua subordinada ao ministro que, pela investida contra Gleen, indica seu uso para fins políticos e perseguição a adversários.

Embora tenha saído da estrutura da Justiça, a presidência do COAF é exercida pelo auditor-fiscal Roberto Leonel de Oliveira Lima –homem de confiança do ministro Sérgio Moro desde Curitiba, na Lava Jato.

LEIA TAMBÉM
Procuradores ainda não entregaram celulares para perícia da PF

Durante seu depoimento na Câmara, nesta terça (2), o ex-juiz não confirmou o uso do aparelho estatal contra o fundador do Intercpet. Preferiu tangenciar as respostas e repetiu o mantra dos “hackers”, blá, blá, blá.

A mídia internacional está sendo mais enfática sobre o ataque à liberdade de imprensa no Brasil, conforme atesta a manifestação da Freedom of the Press Foundation (Fundação Liberdade de Imprensa).

Economia

Se Moro quiser continuar no cargo de ministro da Justiça não pode ter à sua disposição ferramentas de perseguição a jornalistas e políticos. O COAF ele já perdeu, mas ainda mantém a PF sobre seu controle. A liberdade de imprensa corre risco no Brasil.