Léo Pinheiro jura em carta que não sofreu pressão para delatar Lula na Lava Jato

O ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, em carta à Folha, jura que nunca sofreu pressão de procuradores para mudar versão de delações que incriminaram o ex-presidente Lula.

“Afirmo categoricamente que nunca mudei ou criei versão, e nunca fui ameaçado ou pressionado pela Polícia Federal ou Ministério Público Federal”, diz a carta escrita de próprio punho por Pinheiro. Ele permanece preso em Curitiba e o acordo de delação saiu em 2017, porém o ministro do STF Edson Fachin até hoje ainda não homologou a negociação havida com os procuradores da força-tarefa.

Segundo reportagem da Folha no último domingo (30), o empreiteiro teria mudado a versão durante depoimento ao ex-juiz Sérgio Moro –um dos fundamentos da condenação do ex-presidente Lula no caso tríplex. Graças à nova versão do delator, que também falou de uma suposta conta clandestina sem nunca provar, o petista cumpre pena antecipada há 1 ano e três meses na capital paranaense.

LEIA TAMBÉM
Moro está sendo cozido pelo Intercept, avalia Requião

Nos diálogos divulgados pelo site Intercept o procurador Deltan Dallagnol considerava que um acordo com Pinheiro, com redução de pena, poderia ser interpretado como concessão indevida. “Não pode parecer um prêmio pela condenação do Lula”, escreveu nas mensagens via Telegram destinadas a outros procuradores.

O acordo de delação entre Pinheiro e os procuradores da Lava Jato pode ser rescindindo a qualquer momento, segundo a Lei das Organizações Criminosas (Lei 12.850/2013).

Economia

“Não sou mentiroso nem vítima de coação alguma”, garante o empreiteiro mantido preso.

Antes de Léo Pinheiro mudar a versão do depoimento, os procuradores consideravam pouco crível sua história. Numa das mensagens publicadas pelo Intercept, por exemplo, eles consideram prender o empreiteiro por conta disso –o que de fato ocorreu.

Pelo que se depreende dessa história, houve vício de vontade e a delação é totalmente nula. Muito provavelmente o ministro do STF, Edson Fachin, em acordo com a lei, rejeitará a homologação do acordo. Dessa forma, a condenação de Lula também seria nula.