Funcionalismo faz novo protesto nesta terça para pressionar Ratinho

Os servidores públicos estaduais em greve vão realizar nesta terça-feira (9) mais um ato unificado em Curitiba para cobrar do governador Ratinho Junior (PSD) o pagamento de reposição salarial. A concentração terá início às 9h na Praça 19 de Dezembro, região central da cidade, e depois os manifestantes seguirão em passeata até o Palácio Iguaçu, sede do governo.

“A nossa greve está crescendo a cada dia. Os servidores estão indignados com a forma como o governador tem nos tratado e precarizado os serviços públicos. Dia nove voltaremos às ruas para exigir o que é nosso por direito e, mais uma vez, defender serviço público de qualidade para todo o povo paranaense”, declarou o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão.

Em greve desde 25 de junho, professores,  funcionários de escolas e universidades, servidores da saúde, segurança pública, meio ambiente e agricultura já realizaram uma manifestação no dia 1º, também na capital. Segundo o Fórum das Entidades Sindicais (FES), mais de 15 mil vieram de todas as regiões do estado.

Dois dias depois do protesto, o governador anunciou à imprensa uma proposta para pagar apenas 0,5% a partir de outubro e de forma parcelada Imediatamente o movimento recusou a oferta, classificada como “indecente”. Ratinho Junior ainda condicionou a aplicação mediante a retirada de direitos dos(as) trabalhadores(as).

A data-base para revisão salarial do funcionalismo venceu no dia 1º de maio e a inflação acumulada no período é 4,94%. Os servidores também reivindicam a negociação dos atrasados. Com os salários congelados desde 2016, as perdas passam de 17%.

O governador Ratinho Jr. tem se negado a receber os representantes dos servidores e, após a reunião que teve com a imprensa, encaminhou as medidas para a Assembleia Legislativa (Alep) através de um projeto de lei que pode ser votado pelos deputados durante a semana.

Economia