Frente Parlamentar Caiçara será lançada em Festa Nacional do Fandango

Compartilhe agora!

A Festa Nacional do Fandango Caiçara acontece nos dias 16, 17 e 18 de agosto, em Paranaguá, litoral do Paraná. Os mestres e ativistas da cultura do povo Caiçara vão aproveitar o evento para lançar a Frente Parlamentar para o Reconhecimento e Defesa do Território e da Cultura Caiçara.

O povo Caiçara surgiu da mistura entre índios, negros e portugueses; e habita o litoral Sudeste e Sul do Brasil há cerca de 400 anos.

Dentre as manifestações culturais do povo Caiçara estão a pesca artesanal, a culinária, a construção de embarcações, o artesanato, etc. Mas é o Fandango Caiçara que melhor representa essa cultura.

Diferente do ritmo gauchesco, o Fandango Caiçara é formado por modas (canções) e dança bailada e batida, com tamancas de madeira. Os instrumentos musicais também são diferenciados, construídos de maneira artesanal pelos mestres fandangueiros.

LEIA TAMBÉM
Dória derruba casas e expulsa Caiçaras que vivem na Juréia

Fandango Caiçara vai receber certificado de Patrimônio Cultural

A Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá está chegando a sua décima edição neste ano. Paranaguá é uma espécie de capital do chamado Território Caiçara pois é a cidade que concentra o maior número de grupos de Fandango.

O ritmo é reconhecido pelo como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

A necessidade da formação da frente parlamentar surgiu das dificuldades que o povo caiçara sofre para manter seu modo de vida, com acesso à terra e a cultura. Há décadas eles vem sendo expulsos de seus territórios pela especulação imobiliária do turismo e pela formação de parques ambientais. A frente parlamentar terá deputados estaduais e federais do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Os Caiçaras reivindicam a demarcação de terras, da mesma forma que os quilombolas ou os índios e garantem que sua presença não traz ameaças a preservação da Mata Atlântica, nem aos manguezais, rios, praia e baías.

SERVIÇO: X FESTA NACIONAL DO FANDANGO CAIÇARA DE PARANAGUÁ
Dias 16, 17 e 18 de Agosto.
Praça Cyro Abalem, Ilha dos Valadares, Paranaguá – PR

Confira a chamada para a festa:

Compartilhe agora!