Por Esmael Morais

EL PAÍS: são verdadeiras as mensagens vazadas pelo Intercept

Publicado em 14/07/2019

Azedou a maionese do procurador Deltan Dallagnol e do juiz Sérgio Moro. De acordo com teste do jornal espanhol EL PAÍS, é verdadeiro o conteúdo das mensagens vazadas pelo site The Intercept Brasil e reproduzidas pelo jornal Folha de S. Paulo e revista Veja.

“O EL PAÍS testou este impasse. Com o auxílio de uma fonte externa ao The Intercept, que prefere preservar sua identidade, tivemos acesso a parte de um arquivo de mensagens de um dos chats mencionados nas reportagens e comparamos seu conteúdo com o material disponibilizado pelo site”, conta a publicação espanhola que então revela ao mundo: “O conteúdo é idêntico.”

De acordo com o EL PAÍS, no confronto de arquivos de outra fonte anônima, as informações são as mesmas em ambos os chats e mostram o dia a dia de conversas de trabalho entre procuradores, assessores de imprensa e jornalistas.

LEIA TAMBÉM
Reinaldo Azevedo: Só otário acha normal atuação de Deltan para ter lucro

“À parte imagens, que não estavam disponíveis nos documentos consultados… A partir deste material, identificamos outras conversas com potencial de verificação”, ressalva o site espanhol.

O EL PAÍS para mostrar que teve acesso aos arquivos divulgou alguns trechos em que Deltan age como pauteiro orientando os trabalhos da mídia, os quais consistem em:

1- descer o pau nos partidos e nos políticos;

2- defender o auxílio-moradia mensais de R$ 4,3 mil para juízes e procuradores;

Neste domingo (14), a Folha voltou a divulgar material do Intercept. Segundo o jornalão paulistano, o coordenador da força-tarefa montou um plano empresarial para faturar alto com a Lava Jato. “400k” (quatrocentos mil reais) em palestras, cursos e livros, segundo a reportagem.